Pão e Poesia 2009

Existe uma velha teoria de que o povo gosta de qualquer coisa. Teoria cretina. Já está provado que o gostar de um povo está diretamente ligado às oportunidades que lhe são oferecidas. Talvez interesse a algumas classes obliterar o espírito crítico e a capacidade contestadora do povo, oferecendo-lhe oportunidades reduzidas de conhecimento e cultura, como bem fazia César, imperador romano, com sua política de "pão e circo". Mas existem outras classes interessadas em oferecer mais do que fogo fátuo. E é de uma destas classes, especificamente, que quero falar. A classe dos poetas, aqueles que acreditam que pode se fazer a revolução através do conhecimento, da cultura, da Poesia.
Em 2007, um destes poetas resolveu ir um pouco além desta crença. Arregaçou as mangas e saiu em busca de reverter a expressão romana "panis et circencis" - e não apenas porque é uma alusão preconceituosa em relação à bela arte do circo. Que o pão é nosso alimento básico já está comprovado. Mas o poeta quis também provar que na diversão pode se incluir conhecimento, contestação, ativismo e cultura. Diovvani Mendonça, o poeta do "Poeminhas para matar o tempo e distrair dor de dente", fez-se presente no seu tempo e levando a sério sua crença de que é preciso "dar uma injeção de poesia nas artérias da realidade", colocou a Poesia na mesa do café da manhã da população de uma grande cidade mineira chamada Contagem.
O projeto Pão e Poesia é maravilhosamente inovador. E de um valor tão grande à cultura que precisa continuar. A proposta agora não é diferente. Este ano, o projeto está sendo viabilizado por meio do 1º Prêmio Pontos de Mídia Livre do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC) em parceria com o Instituto Aprender Profissionalizar (organização não governamental), sediado em Belo Horizonte. Trata-se de entregar o pão usando saquinhos de papel, onde serão impressos os poemas selecionados, para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Além de incentivar a leitura e a produção de textos poéticos entre os cidadãos, nosso objetivo é também conscientizar e incentivar os proprietários de padarias na redução do uso de sacolas plásticas”, enfatiza Diovvani.
Mas Diovvani, o nosso poeta inovador, não quer apenas divulgar a Poesia. Quer também, e principalmente, divulgar a poesia que se faz à margem das grandes editoras e dos meios de comunicação de massa. Para dar sustentação ao projeto, convidou alguns poetas novos para criar o grupo. Um grupo, no qual orgulhosamente me incluo, formado por poetas blogueiros que se encarregam de multiplicar a idéia. E a idéia é ampliar o número de poetas e poemas, divulgando o projeto e convidando a todos para dele participar.
O regulamento para participação poderá ser lido nos seguintes endereços: www.paoepoesia.org e www.iaprender.blogspot.com , mas já adianto algumas informações:
- As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail paoepoesia2009@gmail.com até o dia 30 de setembro (quarta-feira) de 2009. Ou pelos Correios, com data de postagem até o dia 25 de setembro.
- Poderão ser inscritos apenas três poemas, em quaisquer destas categorias:
*Haicai: poemas de três versos
*Trova: poemas de quatro versos
*Soneto: poemas de 14 versos
*Verso livre: poemas de até 30 versos

Então, está feito o convite. Venha participar conosco deste belo projeto!


Beijo e ótimos dias!

O café

Aqui se faz prosa, verso e a bobagem que pintar, em qualquer tempo e qualquer lugar - na página principal e nos comentários. Tudo com a marca registrada de mineira desvairada. Aqui, realidade e ficção são vice-e-versa. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos conhecidos pode não ser mera coincidência. Ou pode ser uma grande fantasia.

Seus frequentadores

A dona do café

Minha foto
"Quer saber o que eu penso? Você aguentaria conhecer minha verdade? Pois tome. Prove. Sinta. Eu tenho preguiça de quem não comete erros. Tenho profundo sono de quem prefere o morno. Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração nata por quem segue o coração. Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa! Ser louca, estranha, chata! Eu sou assim. Tenho um milhão de defeitos. Sou volúvel. Sou viciada em gente. E adoro ficar sozinha. Mas eu vivo para sentir. Por isso, eu te peço. Me provoque. Me beije a boca. Me desafie. Me tire do sério. Me tire do tédio. Vire meu mundo do avesso! Mas, pelo amor de Deus, me faça sentir... Um beliscãozinho que for, me dê. Eu quero rir até a barriga doer. Chorar e ficar com cara de sapo." Clarice Lispector