Resgate

Suas mãos cortavam o ar com ferocidade. Acabara de sair de uma delegacia onde o filho estava sendo acusado de assalto à mão armada. O filho que ele ainda via como criança, a quem dava as melhores roupas, a melhor escola. Os olhos marejavam uma mistura de tristeza e raiva. Ao terminar, o olhar pousou no chão. Como se sentisse vergonha do sofrer. E era vergonha. Todos ali se envergonhavam do que viviam. Ter um filho drogadito era como um atestado de incompetência pregado na parede da sala.
A história corria entre eles como faca ameaçando peitos e almas. Era a primeira do dia. A primeira sempre os pegava desprevenidos – como se a maioria ali não vivesse suas histórias elípticas.
A segunda história não foi melhor. Mas já não os abateu. Ao contrário, começou a provocar o mexer nas cadeiras. Ter uma faca colocada no pescoço, pelas mãos de uma filha, é como cair no mais profundo do poço. A mãe não soube o que fazer além de sentir o suor do medo descendo-lhe pelo rosto. Desconhecia a garota de 15 anos tanto quanto conhecia a faca tirada da gaveta da cozinha. A faca ela sabia ser afiada. A filha já não tinha limites previsíveis. Deu-lhe o que pedia e ficou dois dias esperando qualquer notícia – a melhor ou a pior.
De histórias em histórias chegaram à coordenadora. Ela tinha a garganta travada. Tanta miséria humana às vezes a paralisava. Mas era preciso começar a dinâmica. E dar àquelas famílias algo que estivesse além da desesperança.

São assim as reuniões de grupo familiar da associação que cuida de menores usuários de drogas e suas famílias. Ouvir as famílias, entender seus dramas e buscar orientá-las é essencial para que possam trabalhar com os pequenos e reinseri-los na sociedade. Não importa saber de culpas, mas de responsabilidades. São famílias de classes sociais variadas. As drogas deixaram de ser fuga da fome. Passaram a ser o paliativo para desajustes familiares e sociais de todas as classes.
Esta associação é apenas um ponto que brilha no imenso universo de carências sociais do país. Outros pontos já existem e juntos fazem um elo de esperança. Cobrar do Estado é uma obrigação do cidadão, mas esperar de braços cruzados é uma forma de omissão. É sempre possível fazer algo – mesmo que indiretamente – a favor da Vida. Nem que seja pensando na própria integridade. Na própria vida.

***

Sou uma mãezona assumidíssima. Basta um filho dar um grito e já estou eu ao seu lado. Se o grito vem de um bebezuco lindo, minha pressa é multiplicada por dois. Por isso andei sumida. A Cris e seu bebezinho me chamaram. Virei duas, mas não sobrou tempo pro mundo dos blogs - apesar da saudade que senti.
Enfim, estou de volta, ainda que devagar. E desejo a todos uma ótima semana!

O café

Aqui se faz prosa, verso e a bobagem que pintar, em qualquer tempo e qualquer lugar - na página principal e nos comentários. Tudo com a marca registrada de mineira desvairada. Aqui, realidade e ficção são vice-e-versa. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos conhecidos pode não ser mera coincidência. Ou pode ser uma grande fantasia.

Seus frequentadores

A dona do café

Minha foto
"Quer saber o que eu penso? Você aguentaria conhecer minha verdade? Pois tome. Prove. Sinta. Eu tenho preguiça de quem não comete erros. Tenho profundo sono de quem prefere o morno. Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração nata por quem segue o coração. Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa! Ser louca, estranha, chata! Eu sou assim. Tenho um milhão de defeitos. Sou volúvel. Sou viciada em gente. E adoro ficar sozinha. Mas eu vivo para sentir. Por isso, eu te peço. Me provoque. Me beije a boca. Me desafie. Me tire do sério. Me tire do tédio. Vire meu mundo do avesso! Mas, pelo amor de Deus, me faça sentir... Um beliscãozinho que for, me dê. Eu quero rir até a barriga doer. Chorar e ficar com cara de sapo." Clarice Lispector